Camel Passo a Passo

Nos últimos anos a explosão de APIs e a popularização de arquiteturas micro-serviços tem feito com que cada vez mais desenvolvedores tenham que criar soluções que consumam, processem e troquem dados com múltiplos sistemas. Além disso, as oportunidades apresentadas por uma internet cada vez mais “social”, a necessidade constante de alimentar soluções de big data com cada vez mais dados e a popularização de arquiteturas baseadas em eventos (event-driven architecture) trazem uma série de novos desafios para as companhias.

Esse novo paradigma de desenvolvimento aliado a prazos cada vez mais curtos, pressiona engenheiros de software e arquitetos a encontrarem soluções de integração cada vez mais ágeis e extensíveis. Ao mesmo tempo, a criticidade desses componentes na arquitetura corporativa requer soluções maduras e robustas.

A popularização de soluções de código aberto, que se tornaram padrões de facto, para os frameworks de desenvolvimento trouxeram inúmeras soluções para resolves os desafios de integração. Este mini e-book apresentará o Apache Camel, o canivete suíço da integração de sistemas, bem como diversos sub-projetos relacionados ao Camel, como o Camel Kafka Connector, o Camel K e o Camel Quarkus.