Padrões de Integração
Os padrões de integração corporativa, do inglês Enterprise Integration Patterns (EIPs), são uma biblioteca de padrões arquiteturais e funcionais. Eles fornecessem um conjunto de soluções pré-definidas para os desafios de interligar aplicações.
Embora originalmente concebidas como uma série de padrões voltadas para o mundo corporativo, interagindo com aplicações corporativas, seu escopo e utilidade trascendem o universo corporativo e as torna extremamente relevantes nos mais variados tipos de conexto. Conceitos atuais como microserviços, computação em nuvem, big data e outros continuam a se beneficiar desses padrões.
Os EIP foram desenvolvidos pelo engenheiro de software Gregor Hohpe, após anos de experiência desenvolvendo soluções de integração, e refletem algumas das melhores práticas para integração entre sistemas.
A maioria dos mecanismos de integração descritos na biblioteca de EIP pode ser encontrado em diversas outras ferramentas de integração, mensageria e streaming de dados – além do Apache Camel – incluindo: Apache ActiveMQ, Apache Kafka, Apache Pulsar, IBM WebSphere ESB, Mule ESB e muitos outros.
As seções a seguir contém um resumo dos padrões de integração.