Processadores

A forma mais flexível de manipular dados em trânsito (exchange) é através de processadores. Um processador é uma classe com propósito de fazer manipulações complexas no conteúdo de um exchange. Esse processador, conhecido como processor no jargão do Camel, pode ser utilizado, por exemplo, para implementar um parser, interagir com um bean, enriquecer os dados e qualquer outra operação de mais baixo nível que não possa ser feito através da Java DSL.

No Camel um processador é feito implementando a interface org.apache.camel.Processor e, então, implementando a lógica de processamento no método process. Esse método recebe uma instância do dado em trânsito, do tipo Exchange, através do qual é possível manipula-los.

public void process(Exchange exchange) throws Exception {
       Status status = exchange.getIn().getBody(Status.class);
}

No exemplo acima, tirado de uma aplicação de exemplo que interage com o feed do twitter, o processador utiliza os métodos do Exchange para obter um objeto Status que representa uma postagem do Twitter.

Cada sistema com o qual o Camel pode interagir é complexo de uma maneira diferente. Cada ferramenta, sistema ou protocolo com o qual o Camel pode interagir tem o seu conjunto específico de funcionalidades, requerimentos e formas de trabalhar. Embora o Camel abstraia muita da complexidade em torno da integração, muitas vezes expor essas características é fundamental para implementar uma integração de maneira efetiva. Portanto, na grande maioria das vezes é necessário consultar a documentação do componente para entender como essas características ficam acessíveis para as integrações.

Dica: os componentes do Camel são documentados de maneira bastante extensa na página oficial do projeto.