Quer começar a trabalhar com inteligência artificial (IA) utilizando Java, mas não sabe por onde começar? Nesse post, vou te guiar através dos primeiros passos para começar a explorar o mundo da IA. Embora o foco seja, especificamente, em mostrar como desenvolvedores Java podem começar a criar aplicações inteligentes, grande parte das dicas e detalhes explicados nos artigos se aplicam a outras linguagens.
Infraestrutura: escolha sua opção
Antes de começar a trabalhar com IA em Java, é necessário resolver o problema da infraestrutura. Você tem três opções:
1. Rodar tudo localmente: Esse método requer um computador bem equipado para lidar com os recursos intensivos necessários para treinar e executar modelos de IA.
2. Servir você mesmo na cloud: Essa opção permite que você execute seu modelo de IA em uma plataforma de nuvem, como o ChatGPT ou outro serviço semelhante.
3. Assinar um serviço: Esse método é ideal para aqueles que não desejam lidar com a infraestrutura e podem usar serviços prontos para começar a trabalhar com IA. Ideal se você não tem um computador com os requisitos mínimos para trabalhar com IA.
Hardware: requisitos mínimos
Para rodar tudo localmente, você precisará de um computador razoavelmente bom. Aqui estão algumas sugestões:
- MacBook: um MacBook com processador M1, M2 ou M3 (preferencialmente dos modelos Pro ou superior) com pelo menos 16Gb de memória RAM (idealmente 32Gb).
- Linux: uma máquina com processador x86 relativamente recente, uma GPU moderna da AMD (idealmente algo da série RX 7000) ou Nvidia (da série 30xx ou superior) e pelo menos 16Gb de memória RAM.
Servindo o modelo na Cloud
Vários provedores de cloud fornecem opções de máquinas virtuais com os recursos necessários para servir modelos. Embora os custos dessas máquinas virtuais sejam bem maiores do que os das máquinas usadas para servir páginas ou rodar cargas de computação, eles não são necessariamente proibitivos para testes esporádicos.
Conclusão
Começar a trabalhar com inteligência artificial com Java pode parecer intimidante, mas seguindo os passos apresentados nesse post, você estará pronto para começar a explorar o mundo da IA em breve. Lembre-se de que a escolha da infraestrutura e do modelo é crucial para um começo bem-sucedido.
Nos próximo post irei falar um pouco sobre como ter acesso ao modelo. Posteriormente, cobrirei a escolha do modelo e projetos importantes para começar em IA com Java.
Espero que isso ajude! Se tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações, sinta-se à vontade para perguntar.
[…] Os serviços especializados são, talvez, a forma mais fácil de começar a criar aplicações inteligentes, já que eles fornecem tudo pronto sem a necessidade de configurar um serviço, buscar modelos, etc. Eles também são uma opção interessante caso você não tenha acesso a hardware relativamente recente capaz de servidor os modelos. […]
[…] a memória necessária para carregar os modelos. A grosso modo, se você tem um hardware com os requisitos mínimos que eu descrevi no primeiro artigo, você deve ser capaz de usar um modelo com algo em torno de 8b parâmetros – com […]
[…] que você resolveu os requisitos de hardware, definiu como servir o modelo e escolheu o modelo adequado, é hora de usar Java para interagir com […]